A relevância dos brinquedos e das brincadeiras na vida infantil

Devem ser, ao longo de toda a infância, estimuladas a inocência, a ludicidade e a liberdade, que, por meio de artifícios variados, como histórias, estudos e brincadeiras, promovem num indivíduo o desenvolvimento consistente de suas capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais. Nos últimos anos, entretanto, menor importância tem sido conferida particularmente ao ato de brincar, à medida que ascende a popularidade das modernas tecnologias, às quais, num mundo ideal, indivíduos de até 12 anos de idade sequer deveriam ter acesso.

Torna-se imprescindível, pois, a redescoberta, por parte das novas gerações, das particularidades e dos prazeres que proporcionam, no cotidiano infantil, brinquedos, a exemplo de bonecas, de bolas, de carrinhos e de jogos, e atividades, tais quais fazer bolinhas de sabão, pular corda, brincar de pega-pega e andar de bicicleta, de maneira que sejam resgatados os valores característicos e fundamentais da meninice. Espera-se que, hoje e sempre, as mentes sensíveis dediquem-se à reflexão a respeito da essência da infância, que aquela que vos escreve, como retratam as fotos a seguir, muito aproveitou, graças à devoção a fantasias e à imersão em brincadeiras.

Feliz Dia das Crianças! 

Toda faceira, aos seis anos de idade, comemorando o aniversário de um aninho de minha "filha" Marina (que, alguns anos mais tarde, passaria a se chamar Isabel)

Na varanda de casa, aos oito aninhos de vida, brincando no velocípede com uma amiguinha da escola, enquanto um bambolê e um quadro-negro aguardavam ser novamente manuseados 

Aos nove anos de idade, trajando uniforme escolar e posando em frente a minha amada estante de brinquedos

                                                                                                                        – Karen Monteiro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bonecas bebês da infância

Desafio da escolha única

Quem está por trás do blog