10 curiosidades literárias a meu respeito

A seguir, reúno dez fatos acerca da marcante presença da literatura em minha vida.

Foto de parte de minha estante de livros

1- O primeiro livro que li, o que se deu quando eu tinha seis anos de idade, foi um volume de 16 páginas, repleto de ilustrações e acompanhado de uma fita K7, contendo a história da animação Peter Pan, da Disney;
2- O grande amor que nutro pela literatura surgiu no fim de minha infância, graças à leitura de alguns exemplares da Coleção Vaga-Lume, da editora Ática, e, principalmente, dos romances da série Harry Potter, de J. K. Rowling;
3- Acredito ser o bom leitor aquele que se aventura por campos diversos. Desse modo, aprecio tanto prosa quanto poesia; desde peças teatrais até romances; e não só clássicos das literaturas nacional e estrangeira, como também textos da ficção contemporânea;

4- Sou uma leitora vagarosa, o que significa que, às vezes, levo meses para consumir um título que outra pessoa provavelmente devoraria em semanas. Isso, contudo, jamais me aborreceu, visto que sempre valorizei a qualidade da leitura, e não a quantidade de obras que poderia perscrutar em determinado período de tempo;

5- Apesar de adorar ler, raramente me dedico a releituras, coisa que vale, inclusive, para minhas tramas favoritas, ainda que, naturalmente, retome, vez ou outra, fragmentos e passagens delas;
6- Gosto de registrar, mediante comentários, reflexões ou resenhas, as interpretações que faço acerca de alguns títulos que leio, conforme evidenciam muitas postagens deste blog;
7- Deleito-me não somente com livros novos, adquiridos em livrarias, mas também com volumes antigos, obtidos em sebos;

8- A afeição que devoto à literatura não é equiparável senão àquela que destino à música;
9- Meu livro de cabeceira é o romance Razão e Sensibilidade, de Jane Austen; 
10- Entre meus autores prediletos, acham-se Jane Austen, Eça de Queirós, Mary Shelley, Mário de Andrade, J. K. Rowling, Agatha Christie e o heterônimo Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa.

 Karen Monteiro

Comentários

  1. Oi, Karen!
    Lendo essa postagem, ressurge a vontade de criar um blog para minhas experiências como leitora. Não farei agora, talvez em outro momento.
    Alguns aspectos seus como leitora, coincidem comigo. Posso citar o amor descoberto na infância, entre outros.
    Vou pensar em uma postagem que reúna livros e bonecas. Não seria ótimo ?
    Abraço grande e se cuide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Tudo bem?


      Acho excelente a ideia de criar um blog para discutir seus gostos e suas visões literárias. Quando o fizer, não se esqueça de avisar-me disso, para que eu possa seguir sua página! Quanto à postagem contemplando livros e bonecas, não hesite em publicá-la, no Dona Vovó, assim que for possível.


      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário