Resenha - Clássicos do Cinema: Cascão Porker

A fusão entre Turma da Mônica e Harry Potter

Clássicos do Cinema: Cascão Porker prova que, ao contrário do que, a princípio, pode-se imaginar, combinar Turma da Mônica com Harry Potter dá certo!

A coletânea de histórias em quadrinhos Clássicos do Cinema: Cascão Porker, por meio dos tradicionais personagens e das populares características da divertida Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, apresenta paródias dos três primeiros filmes da série Harry Potter, a saber, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, baseados nos romances homônimos da famosa escritora inglesa J. K. Rowling, cujas criações, na versão da Panini Books, são recontadas sob os títulos de Cascão Porker e a Pedra Distracional, de Cascão Porker e a Câmera Secreta e de Cascão Porker e o Prisioneiro de Alaskaban. Nos papéis de Harry Potter, de Rony Weasley e de Hermione Granger, protagonistas da mágica saga original, têm-se, assim, o sujo e esperto Cascão, o simpático e debochado Cebolinha e a geniosa e inteligente Mônica, transformados, de forma respectiva, em Cascão Porker, em Cebolony Uéslei e em Hermônica Granja, amigos que se arriscam em diferentes empreendimentos contra representantes do mal, invariavelmente liderados por Feiodemorte, correspondente ao maligno Lord Voldemort, de Rowling.

Em função do fato de haver perdido o posto de mago mais emporcalhado do mundo após ter sido “vítima” de um banho dado por Porker quando este era ainda um bebê, o grande vilão da trilogia supracitada de aventuras tenta, mediante os meios de que dispõe, como o bodelisco, a câmera secreta e o pato Miquei, frustrar a absoluta sujidade e atrapalhar toda a vida de seu rival, o qual, contudo, sempre se revela mais sagaz, além de contar com a preciosa ajuda de seus dois melhores amiguinhos e de outros interessantes personagens que surgem nas tramas de Clássicos do Cinema: Cascão Porker. Essa compilação, constantemente pautada pelas particularidades das versões cinematográficas dos títulos da série Harry Potter, não poupa, de maneira alguma, criatividade e originalidade na adaptação que propõe dos referidos longas-metragens, cujas principais figuras e situações são reestruturadas, de modo magistral, pela equipe de Mauricio de Sousa, que, fora o emprego de elementos da própria Turma da Mônica e de correlatas (como a Turma da Tina), vale-se, em dados momentos, de ícones da cultura pop, a exemplo dos mais notáveis feiticeiros de livros, de filmes e de seriados e das mais célebres rainhas da ficção e da vida real. Pode-se, em suma, considerar excelentes opções de leitura as histórias da saga Cascão Porker, sobretudo para os maiores fãs do bruxinho concebido por J. K. Rowling, a qual, se conhecesse os quadrinhos brasileiros abordando o dia a dia do pessoal da Rua do Limoeiro, encantar-se-ia com a homenagem por eles prestada a sua fascinante obra.

– Karen Monteiro 

Comentários